segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


"O Dia Internacional da Mulher tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas ainda estão sujeitas em todo o mundo.

As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um protesto contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque. Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.

Em 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. É provável que a morte das trabalhadoras da Triangle tenha se incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.

No Ocidente, a data foi comemorada durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu, sendo revitalizado pelo movimento feminista da década de 1960."

(Fonte: Wikipédia, adaptado)

Que a luta de todas as que nos precederam seja também a nossa luta, por melhores salários, igualdade de condições de estudo e trabalho, respeito à nossa integridade física e moral e dignidade.

A todas as leitoras, um Feliz Dia Internacional da Mulher.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada, feliz dia internacional das mulheres para vocês também.Um abraço.

femme disse...

Parabéns pelo dia da Mulher Alice
e thanks pela sugestão do livro

to adorando a facul fancha
rsrs

criatividade imensa a sua

bjaoo